A vida quotidiana das organizações empresariais caracteriza-se por mudanças contínuas, acontecimentos imprevistos e contratempos que precisam de ser resolvidos. A chave para lidar com todos estes obstáculos é a resiliência.
De acordo com dados do segundo Inquérito Global de Crise da PwC, mais de 70% dos inquiridos dizem que as suas empresas foram negativamente afetadas pela pandemia da COVID-19.
A resposta das empresas à crise provocada pela pandemia tem sido diferente de caso para caso. Por um lado, há empresas que já estavam a operar num ambiente online e viram as suas receitas aumentar durante a pandemia devido ao crescimento do comércio eletrónico. Por outro lado, as empresas que ofereciam produtos e serviços offline ou parcialmente online viram os seus lucros diminuírem. No entanto, têm sido capazes de lidar eficazmente com a situação. De acordo com o relatório Fujitsu Future Insights Global Digital Transformation 2021*, a resiliência é vista como a principal prioridade para as empresas no mundo pós-pandémico.
75% dos inquiridos estão confiantes na integração do que aprenderam e na dinamização da resiliência organizacional.
A resiliência dos empresários é a capacidade de se reinventar a si próprio.
O que é a resiliência empresarial?
Para compreender o que é a resiliência empresarial, é importante analisar a forma como as empresas responderam ao confinamento, ao teletrabalho, à necessidade de permanecer no negócio e a outros aspetos da crise pandémica. Veremos que algumas empresas se adaptaram melhor às mudanças do que outras. Porque é que isto acontece? O que é que faz a diferença? É precisamente a resiliência empresarial, ou seja, a capacidade de adaptação à mudança, de aprender com ela e de crescer perante as dificuldades.
A resiliência empresarial é a capacidade das empresas se adaptarem à mudança, aprenderem com ela e crescerem perante as dificuldades.
O que caracteriza uma empresa resiliente?
Os restaurantes são algumas das empresas que mais sofreram com a pandemia, mas há muitos casos em que conseguiram adaptar-se à adversidade.
Por exemplo, o Restaurante DO em Granollers é um restaurante e escola de culinária focada em produtos locais de qualidade. Esta foi a sua estratégia:
Uma empresa resiliente é caracterizada por vários elementos:
Com base no relatório da Fujitsu acima citado, podemos destacar as seguintes prioridades empresariais no rescaldo da pandemia da COVID-19:
As prioridades empresariais mais destacadas num mundo pós-pandémico são: a resiliência, a automatização de processos e a tomada de decisões baseada em dados.
Vivemos em ambientes dinâmicos que podem mudar a qualquer momento, pelo que as organizações precisam de ter estruturas e planos para se adaptarem rapidamente a situações imprevistas, aprender com elas e reinventarem-se, se necessário. A resiliência é a chave não só para sobreviver, mas também para se desenvolver e crescer em mercados em mudança na era pós-COVID-19.
*Fujitsu Future Insights Global Digital Transformation 2021