Daqui a alguns anos é possível que já ninguém fale de “transformação digital”, porque o termo ter-se-á tornado irrelevante: empresas que não se transformem digitalmente podem simplesmente deixar de existir. Para evitar tornar-se um desses negócios, as organizações devem abraçar a transformação digital agora.
No entanto, ser digital apenas na direção das empresas, por si só, não é suficiente.
O sucesso de uma empresa também dependerá da sua capacidade de criar valor social e económico e demonstrar liderança orientada por objetivos. No digital a tecnologia oferece este potencial: novas maneiras de criar um novo valor para todas as partes interessadas, ao fazer negócios com modelos mais inclusivos, sustentáveis e confiáveis.
Para realizar esse potencial, as empresas devem mudar a sua gestão. Devem orientar-se para a criação de modelos de colaboração aberta, combinar metas, em termos de valor e propósito, e investir em cultura e em novas capacidades de liderança. Estas devem adquirir novos comportamentos e capacidades para interagir, executar e entregar aos seus clientes um novo valor.
O resultado será uma empresa digital inteligente: resiliente, distribuída e adaptável a mudanças disruptivas.
Na esteira da COVID-19, os gestores e líderes empresariais têm agora uma oportunidade – e uma necessidade urgente – de conscientemente moldar um novo “normal de negócios” que entrega valor inclusivo e sustentável para todas as partes interessadas.
Nos próximos anos, esta comunidade de líderes deverá continuar a aprender e a impulsionar a colaboração nessas prioridades compartilhadas.
As empresas devem aproveitar a oportunidade de gerar lucro e investir na transformação digital. Os empresários podem usar essa transformação digital para criar valor através de três caminhos inter-relacionados:
Dimensão do negócio |
De… |
Para … |
Novo valor |
Uma cadeia de valor linear, valor para o acionista. |
Um mapa de valor dinâmico, valor para as partes interessadas. |
Modelo de negócio digital |
Canais digitais para produtos.
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Serviços ou resultados baseados em dados com recurso a plataformas digitais. |
Modelos operacionais |
Hierárquico, isolado. |
Ágil, local, aprimorado por Inteligência Artificial, baseado em plataformas. |
Modelos de negócio |
Globalizado e de baixo custo. |
Localizado, resiliente, eficiente, ético. |
Decisões em tempo real |
Tomada de decisão, com base em dados históricos.
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Preditivo, inteligente, em tempo real. |
Decisões de investimento baseadas em dados |
Novos recursos de tecnologia e objetivos de crescimento.
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Reduzindo o risco / rendimento, encontrando novos rendimentos. |
Aumentar o talento |
Fechando lacunas de habilidades conhecidas.
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Uma flexibilidade digital, interacção entre recursos humanos, máquinas inteligentes e força de trabalho. |
Nenhum caminho pode garantir o sucesso, mas existem 11 princípios, vulgarmente aplicados por organizações líderes, que podem ajudar a maioria das empresas a ter sucesso nas sete dimensões da transformação digital.