Se é um contabilista consciente do valor fundamental dos dados de negócio, está a par do interesse que hoje desponta em torno do “business intelligence”.
Mas será que os seus clientes compreendem as vantagens e como isso os pode ajudar a dar maior visibilidade aos seus negócios e uma melhor visão sobre os dados das respetivas empresas e que poderão usar com ganhos positivos?
Informando-os dessas vantagens, poderá provar ainda mais o seu valor como consultor de confiança.
Para o ajudar a articular o impacto que o “business intelligence” pode ter para os seus clientes, este artigo destaca porque é tão útil e onde pode fazer a diferença.
E contém ainda conselhos para que os possa ajudar a dar os passos certos na adoção do “business intelligence” para os respetivos negócios.
Definir o “business intelligence” e explicar as suas vastas vantagens aos clientes pode ser complicado.
Por essa razão, antes de nos embrenharmos na tarefa, seguem-se alguns pontos que enquadram melhor o que é o “business intelligence” e porque é tão eficaz:
Os clientes dos seus clientes querem produtos e serviços de alta qualidade a baixo preço. E querem-no rapidamente.
Para que os negócios possam sobreviver, os seus clientes terão de proceder rapidamente para satisfazer as necessidades dos seus próprios clientes.
Faça-lhes saber que o “business intelligence” pode fornecer o nível de informação exigido para executar com eficácia as decisões necessárias para obterem clientes satisfeitos.
A um nível de gestão de negócio global, deu-se uma mudança fundamental de um estilo conservador de tomada de decisão intuitiva para uma abordagem mais baseada nos factos e evidências.
Negócios de toda a dimensão já não podem dar-se ao luxo de tomar decisões, sem a evidência necessária para assegurar total confiança.
Torna-se demasiado custoso, quando essas decisões têm de ser revistas ou revertidas, porque não havia dados suficientes disponíveis.
As organizações de sucesso estão a fazer um esforço consciente no sentido de mudar toda a sua cultura para uma prática de negócio mais orientada pelos dados. Toda a decisão de impacto deveria ser baseada em dados e na informação por eles fornecida – não há mais espaço para conjeturas.
À medida que uma nova geração de entendidos em tecnologia substitui os “baby boomers”, essa mudança de gestão orientada pelos dados acabará por se intensificar.
O que leva a uma necessidade acrescida de “business intelligence”, que facilitará esse novo estilo de gestão e permitirá que os negócios evoluam com as pessoas que os conduzem.
Apesar das vantagens em adotar o “business intelligence”, há ainda muitas empresas hesitantes em começar a usá-lo.
Seguem-se algumas possíveis preocupações dos clientes e como estão a ser abordadas.
À medida que aumenta a popularidade do “business intelligence”, aumenta também a necessidade de ter pessoas no negócio com a competência para converter esses dados em informação real.
Esse talento pode ser visto pelos clientes como dispendioso de contratar ou subcontratar e, quando subcontratado, receiam não lhes dar o apoio suficiente.
Com o surgimento de aplicações de “business intelligence” de auto-serviço e a focagem no cliente com que muitas delas são desenvolvidas, a verdade é que o software se tornou mais simples de usar e mais acessível aos seus atuais colaboradores.
Enquanto contabilista, também se tornou mais fácil fornecer aos seus clientes informação rigorosa sobre o que se passa nas respetivas empresas.
O que resulta num serviço de consultoria e suporte contínuo, em que o “business intelligence” é integrado no trabalho diário que faz para os seus clientes.
Como provavelmente sabe, a maioria dos detentores de pequenos negócios pensa que reduzir nos custos é uma forma garantida de aumentar as receitas.
Embora não estejam errados, isso torna difícil persuadir os clientes a gastar mais numa solução de “business intelligence”, sobretudo se os distribuidores não realçarem suficientemente o potencial retorno do investimento.
Assim, uma combinação de medidas tangíveis e não tangíveis deve ser destacada, para racionalizar um potencial investimento.
O que não deve ser apenas quantificado pelas receitas diretas geradas, mas também pelo tempo e recursos que a tecnologia permitiria poupar.
Apesar de competente, disponível e, em certa medida, acessível, a adoção de tecnologia continua a apresentar um grande desafio para os negócios menos técnicos.
Sem meios financeiros e/ou um retorno sobre o investimento bem definido, os seus clientes podem não estar dispostos a ultrapassar a barreira tecnológica e a investir.
O que pode acontecer por acreditarem não dispor do tempo para aprender ou adaptar-se a uma nova forma de gerir as suas empresas.
No entanto, a abordagem à adoção de tecnologia para ajudar a operar e gerir negócios e os respetivos dados mudou radicalmente.
Os pequenos negócios, em particular, já não precisam de todo um departamento de TI para dar apoio a esse software.
Com efeito, na maioria dos casos, você é também consultor de tecnologia para os detentores de negócios, ajudando-os muitas vezes a selecionar e implementar o software adequado.
O “business intelligence” não permitirá apenas aos seus clientes maior visibilidade para as suas empresas. Nem oferecerá simplesmente visões alternativas dos dados, para que possam perceber como tornar os seus negócios ainda mais rentáveis.
O ponto principal é ajudá-los a manter-se à frente da concorrência.
O “business intelligence” fornecerá aos seus clientes informação útil sobre as tendências do mercado. O que lhes permitirá tomar decisões rápidas com base nos dados.
Mas como o podem fazer?
Eles têm de recolher suficientes dados adequados para poderem tomar essas melhores decisões. O que, por sua vez, conduzirá a mais clientes satisfeitos, com resultados mais lucrativos para a empresa.
E, consequentemente, poderão superar a concorrência.
Por último, se os seus clientes estiverem a recolher dados sobre os seus próprios clientes, produtos ou serviços, mas não os conseguirem usar para melhorar o seu desempenho, é tempo de começarem a usar o “business intelligence”.
Quando conversar com os seus clientes sobre o uso do “business intelligence”, é importante que foque as vantagens essenciais com base nas suas necessidades específicas.
Para detentores de pequenos negócios, seria essencial destacar o potencial para um reporting melhorado e explicar como o “business intelligence” lhes pode facilmente fornecer informação para os ajudar a tomar as decisões certas, com vista a impulsionar o crescimento.
Algumas das vantagens a destacar a detentores de pequenos negócios poderiam ser:
Com a funcionalidade do “business intelligence” – englobando desde o reporting financeiro ao reporting operacional, para todo o negócio –, os seus clientes poderão finalmente ultrapassar as limitações das folhas de cálculo, obtendo uma visão geral em tempo real dos seus dados e transformando-os em informação prática.
Empenhe-se em fazê-los perceber isso, prestando-lhes verdadeiramente o valor e consultoria de negócio que os ajude a alcançar o sucesso.
Afinal de contas, um cliente de sucesso equivale a um contabilista de sucesso.