5G, que palavra é esta tão utilizada nos dias de hoje? Tanto se fala, mas afinal, para que serve? Quais as vantagens? Devo preparar o meu negócio? Quais os desafios e as oportunidades podem surgir?
O 5G é o termo utilizado para designar a 5ª geração de redes móveis! Geração fortemente associada à evolução de aplicações e serviços globais.
A 1ª geração, analógica, data dos anos 80 do século passado e permitiu que conseguíssemos falar em movimento, via telemóvel. Nos anos 90 passámos à 2ª geração, a Digital com SMS, conseguíamos enviar e comunicar através de mensagens de texto. Com o boom da internet nos anos 2000 assistimos à 3ª geração, Digital com dados móveis, era possível aceder à internet a partir do telemóvel e comunicar através de um protocolo de comunicação chamado WAP (Wireless Application Protocol). Mas foi a partir de 2010 que a 4ª geração, a banda larga, trouxe velocidade de conexão entre dispositivos e permitiu que acedêssemos à tecnologia tal como a conhecemos nos dias de hoje! A 5ª geração é uma nova fronteira de tecnologia móvel e promete evoluir as aplicações e os serviços a outro nível. Prevê-se que o 5G consiga atingir velocidades de comunicação 100 vezes superiores ao atual 4G.
Esta 5ª geração tem como benefícios e características: 1) uma maior velocidade e capacidade de transmissão de dados, que permitirá aos utilizadores, nas aplicações atuais e futuras uma experiência e um desempenho superior; 2) Interligação entre dispositivos que permitirá a ligação entre aparelhos de naturezas diversa e que servirá para a criação das ditas cidades inteligentes, casas inteligentes, mobilidade inteligente; 3) Conetividade permanente, uma vez que existe um aumento da capacidade e velocidade de dados, o atraso na comunicação de dados será diminuto o que dará possibilidade e segurança na automatização de processos críticos como atos médicos à distância, veículos autónomos, processos industriais controlados à distância, entre outros.
Por isso, além de melhorar a utilização das tecnologias existentes, como os smartphones, as consolas de jogos e a comunicação entre computadores, espera-se que o 5G dê um impulso em áreas como:
• Desenvolvimento das indústrias através da possibilidade de automação, criação de redes de inteligência artificial e robotização;
• Monitorização da saúde à distância com o desenvolvimento de redes rápidas e fiáveis que vão permitir a examinação de pacientes em tempo real ou a cirurgia remota assistida;
• Sistemas de segurança pública, como redes de monitorização e atuação em tempo real, criação de robots assistidos remotamente para o auxílio de cidadãos.
• A utilização de veículos autónomos, através de redes de comunicação e sensores entre veículos, permite a circulação e a utilização de serviços dentro dos próprios veículos;
• Agricultura de precisão, com a ajuda de sensores baseados na internet das coisas, é possível criar um clima de eficiência e redução de desperdício;
• Cidades inteligentes, mais uma vez através da hiper-conectividade entre sistemas que permitem tornar as cidades eficientes e “amigas” dos cidadãos, disponibilizando os serviços certos, à hora certa.
• Internet das Coisas, que é baseada na comunicação entre aparelhos e sistemas, logo necessita de redes de comunicação rápidas, robustas e com margens de erros baixas;
As organizações têm de se preparar e adaptar para esta nova realidade, criar produtos e serviços que possam utilizar todas as potencialidades do 5G. Os adultos de amanhã, já nasceram nativos digitais e vão exigir serviços rápidos, com informação real e atualizada. Num mundo que muda tão rapidamente, vão exigir rapidez e segurança na entrega, sendo estes os desafios que as empresas têm à sua frente: criar produtos rápidos, seguros, com informação atualizada, credível e que criem valor imediato aos seus clientes.
Por sua vez o 5G vai permitir criar novas formas de agir e estar na sociedade
O trabalho remoto irá beneficiar das redes 5G uma vez que será possível criar rapidamente grupos de equipas distribuídos por áreas com acessos rápidos e sem falhas aos sistemas centrais das organizações. A conectividade e a capacidade de ligar muitas pessoas através de plataformas de comunicação é uma vantagem que permitirá otimizar o tempo dos colaboradores além de criar formas de juntar pessoas virtualmente.
As zonas interiores e rurais dos países passam a ter uma conectividade maior, aumentando a capacidade das pessoas e organizações iniciarem novos projetos em zonas que no passado não estavam cobertas com rede de comunicações. Este aumento de cobertura e capacidade de transmitir dados permite, por um lado uma descentralização de serviços e por outro um aumento de competitividade e justiça, trazendo competidores que antigamente estavam fora dos mercados devido à sua localização e que agora passam a fazer parte de um mercado global.
A realidade aumentada e a realidade virtual são duas realidades que podem alterar a forma como vemos o mundo! O 5G irá diminuir os atrasos e a lentidão que por vezes sentimos quando navegamos na internet, e com isso irão beneficiar indústrias como o turismo, o retalho, a manufatura, os jogos, o entretenimento. A velocidade de comunicação e a certeza na entrega dos serviços de dados e informação leva ao desenvolvimento de aplicações que utilizam realidade aumentada e virtual.
O mundo é cada vez mais tecnológico e inovador, não há volta atrás! O 5G tem potencial para mudar e revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos. A partir deste momento, a adaptação é constante e as organizações têm de encontrar a tecnologia, os equipamentos e os processos mais indicados para tomar as decisões mais corretas e eficientes. O 5G através do aumento de largura de banda, da redução dos atrasos (lentidão) nos sistemas e da hiper-conectividade irá criar um mundo diferente, cada vez mais ligado e informado.