Uma breve aula de história: as organizações têm potenciado as soluções de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) desde os anos de 1990, para ajudar as empresas a agilizar os processos e a melhorar a visibilidade das funções empresariais como as finanças, a gestão de projetos e a produção.
À medida que o negócio e a tecnologia evoluíram, as soluções de ERP nas instalações tornaram-se mais complexas, dada a necessidade de acompanharem as exigências dos negócios e de um panorama de segurança em constante mutação. Como tal, o custo de ser proprietário de um programa de ERP começou a subir.
Pouco depois, a revolução introduzida pela cloud alterou a dependência dos programas de ERP nas instalações, ao dar à luz uma solução mais barata e mais eficaz chamada ERP na cloud. Ao mesmo tempo que os fornecedores SaaS (Software as a Service) transformaram digitalmente a funcionalidade dos ERP e começaram a oferecer soluções acessíveis, também abriram a porta desta oportunidade a organizações de nível médio que procuravam uma solução rentável para os seus programas de ERP nas instalações ou para a falta deles.
Mais recentemente, as plataformas de ERP na cloud têm permitido que as organizações de nível médio sejam competitivas e se superem, com um pacote de soluções e de aplicações de gestão financeira. Entre os muitos benefícios, as soluções de ERP oferecem uma plataforma expansível com várias características e integrações, uma visão 360º que melhora a eficiência financeira e a visibilidade, reforçam a segurança dos dados em matéria de informação financeira e diminuem os custos em TI.
Qualquer organização de nível médio interessada em mudar para uma solução de ERP na cloud deve considerar fazê-lo por causa destes três benefícios:
As organizações de nível médio começam tipicamente com um simples software de contabilidade ou até com folhas de cálculo. Ainda que estas soluções temporárias possam ter funcionado em tempos, não são soluções eficientes quando as equipas financeiras passam dias ou semanas a fio a consolidar e a agregar dados para os relatórios.
As soluções de software ERP SaaS aliviam a necessidade de trabalhar com folhas de cálculo dispersas e as frustrações que resultam da falta de flexibilidade de um software de contabilidade simples. Estas plataformas melhoram a eficácia contabilística por via de relatórios financeiros e painéis disponíveis na plataforma.
Com relatórios a pedido e informações em tempo real acessíveis por via dos dashboards financeiros do programa de ERP, os responsáveis e os vice-presidentes da área financeira aumentam a visibilidade, acompanhada pela solidez financeira dos dashboards. Como resultado, os dashboard oferecem aos analistas financeiros o panorama atual dos seus Principais Indicadores de Desempenho ou, quando a situação surge, a capacidade de responder a questões empresariais indispensáveis.
A mudança de um ERP on premise para um ERP na cloud ajuda as empresas de nível médio a poupar nos custos de TI, ao atribuir responsabilidades ao fornecedor do ERP na cloud. Por esta via, os negócios podem reduzir as funções de TI no que diz respeito à manutenção e segurança do ERP.
Com o ERP nas instalações, as equipas de TI são normalmente responsáveis pela implementação de códigos ou scripts personalizados, pela modernização do hardware caro e pela atualização de software, pela instalação de cópias de segurança e por garantir que os dados estão seguros.
As plataformas de ERP na cloud também incluem componentes de segurança avançada para proteger a informação confidencial e os dados de uma empresa. Os recursos de segurança avançada executam verificações de segurança automáticas e todas as transmissões de dados passam por chaves de encriptação de 128 bits. Outro importante benefício de segurança dos programas de ERP na cloud são as redes reforçadas dos sistemas e as firewalls. Além disso, a informação está disponível a qualquer hora e as cópias de segurança seguras são criadas diariamente em múltiplas localizações, para que as empresas controlem sempre os dados.
As soluções de gestão financeira na cloud oferecem uma extraordinária profundidade em matéria de características financeiras. O software na cloud é desenhado para se poder expandir, oferecendo um pacote nuclear de funções financeiras e funcionalidades avançadas às empresas que estejam prontas para expandir o seu software de gestão financeira. Além disso, as plataformas de ERP na cloud ligam-se harmoniosamente a outros sistemas empresariais por via de ligações pré-configuradas disponibilizadas no respetivo mercado. As integrações automáticas vão desde as aplicações de Contas a Pagar às soluções de Gestão da Relação com o Cliente.
As plataformas oferecem um mercado de ligações para garantir que os processos empresariais são integrados harmoniosamente e otimizados. Na hipótese remota de a sua ligação ainda não estar disponível, há serviços profissionais disponíveis para garantir que a ligação que deseja é feita e adaptada às suas necessidades.
Quando o negócio cresce, é possível acrescentar funções avançadas para apoiar o sucesso de uma organização sem despender muito dinheiro. Algumas das ferramentas incluem as consolidações financeiras globais, a contabilidade de projeto, a gestão de tempo e de despesas e a gestão de contratos e de subscrições.